Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

domingo, 19 de agosto de 2012

Bois e outros bichos



Ivana Maria França de Negri

Nos bancos escolares, pelo menos na minha época, aprendíamos que o boi era um animal útil. Isso porque nos dava sua carne, seu leite, couro, chifres, ossos, tudo nele era aproveitado. E nos ensinavam que os animais se dividiam em duas categorias: a dos animais úteis e a dos nocivos.
Geralmente os que se enquadravam na categoria dos nocivos eram as formigas, pulgas, carrapatos, baratas, as cobras peçonhentas e os que transmitiam doenças aos humanos ou eram considerados pragas.
Alguns animais eram denominados de simpáticos, como os cães, gatos e pássaros, mas outros eram considerados asquerosos, como os morcegos e os ratos.
Adulta, comecei a questionar esses conceitos. A vaca não doa sua carne, seu couro, seu chifre por livre e espontânea vontade, tudo dela é arrancado. Ela gostaria de  viver em paz. Roubam-lhe a vida para usufruir de suas entranhas, até seu bebê é arrebatado de sua companhia para virar vitela, uma carne mais macia que os humanos adoram, mas causa muito sofrimento ao bezerrinho.
Também nunca compreendi porque alguns animais eram desprezados e considerados nocivos. Por que Deus criaria animais imprestáveis para infernizar a vida do homem? O Criador certamente tem um objetivo para cada ser vivo. Todos têm sua importância na cadeia da vida. Nenhum pode ser considerado inútil, apenas na visão torpe, ignorante e egoísta dos humanos.
Cada ser vivo, mesmo o mais ínfimo dos insetos, tem seu lugar e sua serventia na natureza. Nunca entendi essa supervalorização de algumas espécies em detrimento de outras. Isso se chama especismo.
Por conta disso, o homem delegou a algumas espécies o destino de serem usados para diversão, (rodeios, circos, touradas, farra-do-boi, rinhas), outras, são para aprisionar (em jaulas, zoológicos, circos e em gaiolas) e o pior, alguns são presos para serem usados em seguidos experimentos científicos, uma das mais cruéis destinações a que são submetidos os animais. E há também o absurdo de serem utilizados em rituais, degolados e sangrados sem piedade para suposto benefício de quem os executa.
E de acordo com essas divisões, que ele mesmo criou, o homem sente-se no direito de usar, abusar, matar, caçar, espalhar pesticidas e venenos. Como em cada país mudam os costumes, alguns consomem carne de cachorro, de gato e macaco e os ocidentais ficam chocados. Na índia a vaca é sagrada e eles se horrorizam com os ocidentais que as matam, quando na verdade, todas as formas de matança e sofrimento são deploráveis, em qualquer escala.
O ser humano é o único ser que assassina os de sua espécie e de outras, sem propósito algum como nas caçadas por esporte.
Bois, cavalos, cães, gatos e outros bichos são usados para virar comida, diversão, maltratados na vivissecção ou no trabalho forçado.
E o homem cria mil designações: animais domésticos, domesticados, selvagens, silvestres, quando na verdade, são espécies de vida diferentes, que sentem dor, fome, sede, são carentes de carinho como o próprio ser humano.
Ainda bem que existe a escalada da evolução. Entre erros e acertos, entre dores e alegrias, o homem vai aprendendo com as lições que a vida dá. E aprende mais pela dor do que pela felicidade. Um dia a utopia de um mundo de paz e harmonia vai se tornar real. E a humanidade será formada por uma legião de anjos. Isso seria o paraíso! Por ora, vamos nos arrastando, levando as reguadas da professora Vida.

5 comentários:

  1. Não consigo comer carne e nem entender os que comem. Não gosto de entrar em discussão, mas comer carne para mim é um vício cruel que ninguém admite.
    As pessoas acham que conseguem parar na hora que quiser. Nâo Consegue!É necessário determinação e muito amor pelos bichos, ve - los como seres que sentem, que tem personalidade e que não é justo devora - los. É preciso entender que é repulsivo comer a carne de um porco ou boi como é repulsivo comer a carne de uma criança.
    Eu luto em defesa dos animais, de qualquer animal, seria incongruente defender uns e comer outros.
    Parabens Ivana pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que prazer ver seu comentário aqui neste meu cantinho. Muito obrigada, você é uma atriz admirável, e saber que é vegetariana, só aumenta minha admiração

      bjos

      Excluir
  2. :) Ivana, eu também desconhecia esse lado dela, minha filha mais velha que viu, me falou e acabamos nos adicionando! Ela é outra guerreira da causa que não suporta tantas crueldades contra eles! Extremamente educada, inteligente e consegue nos cativar :) Além da beleza física e da qualidade como atriz....

    Nicole, eu me tornei vegetariana em junho...E como você bem disse, é um vício, e como todos, é difícil lutar contra...

    Precisei participar do ENDA - Encontro Nacional dos Direitos dos Animais! Quatro dias enfiada num lugar assistindo palestras, me informando, captando as energias de muitos outros vegetarianos e veganos, discutindo experiências e vendo! Os olhos nos levam diretamente ao coração!

    Como não podia deixar de ser escuto piadinhas, dão aquela vigiada básica no que pego prá comer, mas estou firme e forte!

    Afinal, não é por mim, mas por eles, e eu não posso devorar o cadáver de um amigo ;)

    Mas não foi fácil cair a ficha! Tudo nos empurra prá indústria da morte :(

    Beijos para DUAS mulheres admiráveis!

    ResponderExcluir
  3. ESTOU MUITO FELIZ POR TER ENCONTRADO ESSE BlOG
    E Monica, parabens!!! Que determinação, coragem e amor pelos animais que vc tem!
    Eu não conheço o ENDA e vou procurar saber mais a respeito para divulgar, pois muita gente me procura querendo saber como fazer pra parar.
    Muito obrigada a vocês duas pelo carinho comigo.
    Unidas nós vamos conseguir amenizar, pelo menos um pouco, essa selvageria humana.
    Abracos

    ResponderExcluir
  4. :) A Ivana nos cativa com suas poesias, contos, ela tem uma sensibilidade incrível! Você por ser ao mesmo tempo uma figura pública mas reservada, com um lado que talvez poucos atentem, que acaba ligando as 3!!! (nossos irmãos de penas, pelos, patas, enfim)...

    O carinho é inerente quando estamos na mesma trilha, pelos mesmos ideais...

    O ENDA Nicole, aconteceu esse ano!!! Teve no ano retrasado...Quem organiza o evento é o George Guimarães!! (Ele tá no Face), tem restaurantes veganos! Depois coloco pra você e prá Ivana o perfil dele, e ele é mega conhecido, é presidente do VEDDAS....

    Passo tudo prá vocês depois :)

    Não é fácil mesmo, dormir comendo vidas e acordar preservando...

    Tentei várias vezes, voltei...mas agora é prá sempre, até o fim dos meus dias ;)

    O que eu to pensando em fazer, e se vcs toparem, 1 belo movimento pela obrigatoriedade do selo CRUELTY FREE no Brasil...

    Topam???????????????

    Beijos meninas!

    ResponderExcluir