Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

SVB envia ofício para retratação da FOLHA de São Paulo por matéria tendenciosa


SVB solicita retratação da FOLHA DE SÃO PAULO por matéria tendenciosa veiculada

Leia mais sobre a polêmica aqui

Resposta na Folha de SP
http://www1.folha.uol.com.br/comida/2013/11/1376764-critico-da-folha-faz-dieta-vegana-por-uma-semana-veja-conclusoes.shtml

Esquizofrenia e desinformação são duas palavras que podem definir bem o texto de Josimar Mello no caderno Comida na Folha de São Paulo de 27/11/2013
Esquizofrênico porque o autor defende ao longo de todo o texto a pseudonecessidade de nos alimentarmos de alimentos de origem animal e a importância do “respeito” à cadeia alimentar (o que na visão desinformada dele significa comer animais) e conclui afirmando que “o respeito aos animais que nos alimentam incute um prazer espiritual que deve acompanhar o ato de comer".

Desinformado ou mal informado? Talvez seja por não ter pesquisado o assunto que o crítico da FSP afirme que uma alimentação vegana não é capaz de suprir os nutrientes necessários ao organismo humano. Como nutricionista especializado em dietas vegetarianas posso afirmar que a dieta vegana não somente é possível (e com facilidade) como também traz vantagens ao organismo. Ou talvez ele tenha se informado, mas baseado em textos de nutrição datados de meados do século passado. Atualmente até o Conselho Regional de Nutricionistas (que não é o órgão mais flexível dentro da nutrição) afirma que uma dieta vegana é viável para qualquer fase da vida. Portanto, dizer que o autor está desatualizado é pouco.

Desinformado também ao afirmar que Peter Singer é “a principal referência dos veganos”. Se alguma coisa, Peter Singer é abominado pelos veganos. Aliás, nem vegano é. Sua teoria utilitarista legitima o consumo de animais de acordo com a “forma” como foram criados e em alguns casos defende até mesmo a zoofilia (sexo com animais). Josimar Mello escolheu justamente um filósofo torto para apontá-lo como “referência" no movimento. Mais uma vez, deve ter sido fruto de alguma pesquisa rasa, sempre característica dos seus textos.

Talvez, conflitado com a sua falta de criatividade gastronômica e desprovido da capacidade de um olhar atento para as infinitas possibilidades a que um vegano tem acesso no cotidiano das grandes cidades, Josimar Mello tenha sentido a necessidade de relatar a sua experiência como negativa. Para isso, provavelmente digitou “veganismo e suas contraindicações” em algum site de buscas e baseou o seu texto (que aliás, ao contrário do que propõe o título, em nada está relacionado com a sua experiência de ter ficado uma semana sem comer ingredientes de origem animal) nas primeiras informações rasas que encontrou, como aliás já mostrou ser a sua característica sempre que se (in)dispõe a escrever sobre o tema.

Nos últimos anos (são anos Josimar, não são semanas), a gastronomia vegana tem recebido prêmios de destaque em concursos dos quais participam também chefs com preparações com carnes. Atletas veganos têm conquistado medalhas em provas de extrema resistência. Celebridades têm aderido e relatado a melhora na sua saúde (e na sua consciência). Estudos científicos conduzidos por profissionais da área da saúde têm corroborado as vantagens da adoção de uma alimentação baseada exclusivamente em vegetais. A imprensa tem tratado o tema com seriedade e imparcialidade. Mas ainda há aqueles que, por colocarem os seus vícios pessoais acima do compromisso com a sua profissão usurpam a ingenuidade do público que neles depositam a sua confiança e assim facilitam a aceitação da sua própria incapacidade em aceitar o novo, o saudável e o ético.

Dr George Guimarães  Nutricionista especializado em dietas vegetarianas
www.nutriveg.com.br (11) 5585-3475

Um comentário:

  1. Olá adorei o blog, convido pra me visitar, tb sou vegetariana! abraços
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com
    estou seguindo!

    ResponderExcluir