Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

sábado, 8 de setembro de 2012

P.A. - Partido dos animais



Ivana Maria França de Negri

Não sou de discutir e nem de me envolver em política, não é a minha praia. Mas tenho ciência de que a política rege todos os segmentos da sociedade e acaba afetando a nossa vida de uma forma ou de outra.
Ao ser questionada por uma amiga sobre qual partido eu me encaixo, respondi prontamente: PA – Partido dos Animais. Acabei postando isso no facebook, sobre o “meu partido”. Recebi centenas de “curtir” e inúmeros comentários favoráveis de pessoas apoiando e quase 200 compartilhamentos, que continuam aumentando. Se os candidatos soubessem quão imenso é o contingente de pessoas a favor dos animais e do meio ambiente, certamente se voltariam a esses grupos com mais empenho.
Os protetores de animais são pessoas de todas as classes, de profissões diferentes, mas unidas por um mesmo ideal. E defendem a causa apaixonadamente, com ardor, e jamais mudariam de lado. Muitas vezes os protetores são acusados de malucos ou simplesmente desocupados. Mas não deixam seus postos de protetores por nada, mesmo não contando com nenhum patrocínio e ajuda de ninguém, a não ser de outros protetores. Determinados, sempre prontos para colocar a mão na massa, fazem a diferença.
Esse contingente enorme de eleitores certamente tem potencial para eleger prefeitos, vereadores e deputados.
Não é apenas uma rede de proteção restrita a cães e gatos abandonados, mas algo bem mais amplo, que se estende a muitas outras áreas de atuação como animais silvestres, comércio de animais, animais de tração, verificação de maus tratos em circos, rodeios, vivissecção, atuação dos CCZs, fiscalização de matadouros e criadores de animais, e engloba até implantar a campanha mundial Segunda sem Carne na merenda escolar, a exemplo das grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que já o fizeram a fim de despertar nas crianças a consciência e também levá-las ao descobrimento de novos sabores, de novas formas de se alimentar que farão muito bem à sua saúde e à do planeta, pois o que diz respeito aos animais, está estreitamente relacionado com saúde pública e meio ambiente.
Defensores dos animais costumam lotar sessões camarárias, expõem sua opinião nos jornais, criam ongs atuantes e cobram políticas públicas e leis mais severas, já que não existe punição aos maus tratos, só penas brandas como doação de cestas básicas.
Esperamos a manifestação de todos os candidatos para saber o que têm a oferecer por esta causa, quais serão seus pontos de atuação para minimizar os problemas relacionados ao sofrimento animal. E isso engloba trabalhar na educação e conscientização, não somente tentar sanar os problemas já existentes. Animais abandonados são reflexo da desinformação e ignorância da sociedade.
Na Holanda, o partido político Party for the Animals foi o primeiro a ser criado no mundo e um dos mais respeitados. Em Portugal existe o PAN – Partido dos Animais e da Natureza, que luta por essas causas e tem milhares de eleitores fiéis e seguidores nas redes sociais.
Um dia a gente chega lá! E certamente, aparecerão muitos críticos a este texto.  Mas se existem partidos para todas as áreas humanas, por que não ter um que cuide dos interesses dos animais? A sociedade precisa olhar esses seres de uma forma diferente, como parte integrante do planeta e não como meros objetos sujeitos aos caprichos do homem, como se não sentissem dor, fome, sede, frio, tudo o que o ser humano sente.
Lembrando que animais não votam, mas seus donos e protetores, sim!

Um comentário:

  1. Ivana
    Estou, aproveitando o dia do veterinário, pessoa que cuida e salva vidas, para enviar este texto para todos os amigos e pessoas com as quais tenho contato, como sugestão de voto. Todos são pessoas que podem motivar ações, aos que estão na inércia da emoção, pela dor dos animais. Um voto em favor da vida, do amor do respeito. Um texto que alerta a falta de dignidade dada aos seres, que não são objetos de nossos prazeres, são vidas. E a vida é um bem único para todos os seres, como a nossa é para cada um de nós. Beijo com carinho, respeito e admiração pela sua luta em defesa dos animais. Maria José Soares

    ResponderExcluir