Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua
"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Conheça os 10 melhores destinos do mundo para quem é Vegetariano

VEGETARIANDO POR AÍ - DANIELE E TIAGO

Conheça os 10 melhores destinos do mundo para quem é vegetariano

26 de abril de 2014 às 12:00 http://www.anda.jor.br/26/04/2014/conheca-10-melhores-destinos-mundo-vegetariano

Se você é ou conhece algum vegetariano ou vegano, sabe como é a eterna caçada por alimentação na rua. Em viagens, isso se torna um desafio a ser desvendado e superado, mas a conquista é prazerosa.
Em muitos lugares há uma cultura gastronômica baseada na carne de certos animais, mas isso não quer dizer que não haja uma forte inserção e crescimento do vegetarianismo. O Brasil está nesse caminho, e é isso que estamos registrando nos nossos relatos de viagens no Vegetariando Por Aí. Mas em alguns lugares, podemos chegar o mais próximo de sentir que o mundo se tornou mais vegano, daí relaxar e curtir.
Essa lista traz as 10 cidades com mais restaurantes veganos e vegetarianos listadas no site Happy Cow, que é uma plataforma referência em cadastro e consulta de restaurantes veggies no mundo. São cidades com centenas de lugares vegetarianos, como restaurantes, lanchonetes, cafés, mercados, padarias, carrinhos de comida de rua, etc. Isso, centenas em cada cidade. É para se esbaldar e engordar sem esforço.
Vem ver:
1. Los Angeles
Cidade que mais possui restaurantes vegetarianos ou com opções. No melhor estilo de comida americada, encontra-se de hamburguer de cogumelos a panquecas veganas. Mas há uma variedade grande de cozinhas internacionais, principalmente a mexicana e chinesa. Dica: tem comida de rua em caminhões como o Yalla Truck – Food Truck que vende sanduíches de faláfel; café da manhã com burritos e panquecas no The Vegan Joint; o moderno Dr. J’s Vibrant Cafe, comida americana noFlore, pizzas com queijos vegetais no Cruzer Pizza, o japonês Shojin e o espaçoso Native Foods.
Oklahoma Bacon Cheeseburger feito com bacon e queijo vegetais, Native Foods. Foto: The naked kitchen
Oklahoma Bacon Cheeseburger feito com bacon e queijo vegetais, Native Foods. Foto: The naked kitchen
2. Nova York
A grande maça é a cidade com mais restaurantes 100% veganos e a predileta dos vegetarianos. Lá a oferta é bem diversificada, tendo opções de comida de rua a gourmet, de restaurante crudívoros (raw food) a fast foods, cozinhas internacionais, cafés, bistros e padarias. Dica: tem sushis veganos no The Green Roll, o Candle 79 frequentado pelo Paul McCartney, o elegante Blossom, a padaria de luxoVegan Divas da brasileira Fernanda Capobianco, que tem como clientes Madonna e Alicia Silverstone; o famoso Angelica Kitchen, o sofisticado wine bar V Note, com petiscos e jantar, o Franchia Vegan Cafe com estilo coreano e moderno e um dos mais populares de Nova York, oHanGawi. Além disso, tem a tempos redes mundiais que só chegaram ao Brasil (diga-se São Paulo) nos últimos anos, como o Loving Hut e o Maoz.
The Green Roll. Foto: divulgação
The Green Roll. Foto: divulgação
3. Cingapura
Cingapura é uma pequena, multicultural e próspera cidade-estado em uma ilha asiática. Tem muitos pratos baseados na culinária chinesa e hindu. Sem contar que também está bem próxima de Kuala Lumpur na Malásia, outra cidade com centenas de lugares vegetarianos. Dica: tem comida típica local no Veggie Cottage, o Zhen Fut Sai Kai que está há mais de 50 anos aberto, o Rice House, noodles no Vegetarian Era e hambúrgueres de soja, ervas, cogumelos e tofu no Greenzilla e noVeganburg – The Grandstand.
Veggie Cottage. Foto: city nomads
Veggie Cottage. Foto: city nomads
4. Londres
Londres já ganhou uma nomeação em 2009 de cidade mais vegetariana do mundo, pelas suas inúmeras opções de cozinhas, restaurantes e alimentos veganos disponíveis no mercado. É lá também onde foi fundada ainda no século 19 a primeira Sociedade Vegana. Dica: tem comida japonesa noItadaki-Zen, comida típica local no Manna Cuisine (aberto desde 1966), a van Rupert’s Street que vende comida vegana em frente ao Camden Lock Market e o sofisticado Raw.
Manna Cuisine. Foto: Tryum
Manna Cuisine. Foto: Tryum
5. Portland
Além de ser uma das melhores cidades para morar e com políticas públicas ecológicas, Portland é a cidade com mais vegetarianos nos EUA. Diz ser a Meca vegana, com muitos restaurantes, cafés e mercados voltados para esse público. Lá não se passa fome e com uma caminhada você encontra lugares vegetarianos com facilidade. Dica: tem a mercearia vegana Food Fight no Vegan mini-mall, churrasco com defumados do Home Grown Smoker, o pub vegano The Bye and Bye, a comida de rua com pizzas do Vegtalista – Food Cart e o Sweet Lemon Vegan Bistro com comida vietnamita.
ome Grow Smoker. Foto: Vegan in brighton
Home Grow Smoker. Foto: Vegan in brighton
6. São Francisco
São Francisco é uma cidade de clima e mobilidade agradável. Também possui mais de duzentos restaurantes vegetarianos, incluindo os da moda. Além disso possui muitos cafés e lojas de produtos veganos. Dica: tem o gourmet Millennium, o mexicano e orgânico Gracías Madre, o contemporâneoHerbivore e o japonês Cha Ya.
Cha Ya. Foto: Never Ending Voyage
Cha Ya. Foto: Never Ending Voyage
7. Berlim
Segundo o canal alemão DW, o veganismo teve um crescimento de 800% na Alemanha nos últimos 3 anos. Fica em Berlim a primeira rede de supermercados veganos da Europa, chamada Veganz. Além de muitos estabelecimentos vegetarianos, muitos cafés e restaurantes da cidade possuem opções veganas no cardápio. Dica: tem o gourmet e criativo Lucky Leek, o cocktail bar Chaostheorie, a cozinha francesa do Ohlala, o bem indicado La Mano Verde, a cozinha italiana do Mio Matto e se quiser hambúrguer, tem o Sun Day Burgers.
Super mercado vegano em Berlim. Foto: Divulgação
Super mercado vegano em Berlim. Foto: Divulgação
8. Toronto
Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo, das mais seguras e a mais populosa do Canadá. Dica: dentre os mais de cem restaurantes vegetarianos da cidade, tem comida chinesa noBuddha’s Vegetarian Foods, a cooperativa universitária Hot Yam!, comida latina no Hot Beans, além do Hibiscus, One Love Vegetarian, Live Organic Food Bar e Urban herbivore.
Sopa, salada e crepe no Hibiscus. Foto: veg.ca
Sopa, salada e crepe no Hibiscus. Foto: veg.ca
9. Tóquio
Tóquio é a segunda cidade com mais restaurantes veganos do mundo, só perdendo para Nova York. Alguns pelo estilo macrobiótico, outros por diversas outras razões, a oferta é bem variada. Dica: a diversidade se expressa ao encontrar o Ain Soph Ginza, sorvete vegano no bar Point, pizza e falafel no Cafe Rappa, comida japonesa no Tsubu Tsubu Cafe, hambúrguer no Hanada Rosso, o salão de chá Salon de Nanadecor, o inglês Brown Rice Cafe, o italiano Buona Tsubu Tsubu, o típico Nagi Shokudo, o curioso Olu Olu Cafe que tem temática havaiana, mas cardápio japonês; e os tradicionais lamen no T’s Tantan.
T’s Tantan. Foto: Divulgação
T’s Tantan. Foto: Divulgação
10. Bangkok
Com palácios e templos budistas, Bangkok é a capital e cidade mais populosa da Tailândia. Dica: tem comida típica no Vegan Thai Food Stalls, no Kran Boom Modern Thai ou no Bann Suan Pai. OBonita Cafe and Social Club, é um café vegano em estilo americano, com decoração linda, e pratos tailandeses e americanos, como hot dog vegano.
Cogumelos grelhados do Baan Suan. Foto: Divulgação
Cogumelos grelhados do Baan Suan. Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. Oi, Ivana! Alguém devia criar uma lista assim entre as cidades brasileiras, pra ver se os donos de restaurantes se animam. Beijos!

    ResponderExcluir