Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Receita: Gaspacho caseiro, para o verão




                                                                                                            Armando Alexandre dos Santos (*)

O gaspacho é uma sopa tradicional do sul de Portugal, que se serve gelada, no verão, no Alentejo e no Algarve. Existem variantes do gaspacho em algumas partes da Espanha (especialmente na Andaluzia) e em outras regiões de vários países da costa mediterrânea. Parece ser de origem árabe.
É muito saborosa. Eu costumo fazer e deixar na geladeira, tomando nos dias de calor. Às vezes fica mais de uma semana na geladeira, sem estragar nem perder o gosto. Pode ser mais grossa ou mais rala, dependendo do gosto. Também a dosagem do vinagre pode ser variada, fazendo-se algo mais ácido ou mais suave. Alguns acrescentam um pouco de creme de leite ou açúcar, para quebrar a acidez, mas não é necessário.
Todos os ingredientes são crus, nada é cozido. Antigamente, fazia-se no almofariz, socando tudo. Hoje, com mais praticidade, faz-se no liquidificador e fica ótimo.
Alguns o servem em prato, para ser tomado com colher, enfeitando com um raminho de salsa e acrescentando uns cubinhos de pão torrado. Outros preferem servir em copo, como se fosse uma espécie de “vitamina” salgada, ou em canecas de louça. Depende de gosto.
Por experiência, sei que, no começo, ao experimentarem, algumas pessoas estranham o gosto. Isso de deve ao fato de, na cultura brasileira, ser inusual uma sopa salgada gelada, assim como também estranhariam se alguém lhes servisse sorvete salgado...
Mas depois de experimentarem, sobretudo num dia de muito calor, todos ficam gostando. É uma sopa leve e super-nutritiva, excelente para repor os sais minerais de quem fez exercício físico e suou muito. É pouco calórica e só tem, de gordura, o azeite de oliva, que é saudável e não faz mal.
Aqui vai a receita:
Ingredientes:                          
 - 1 kg de tomate bem vermelho - 1/2 cebola grande, ou uma cebola média inteira - 1 pimentão vermelho, sem as sementes - 1 pepino de tamanho médio, sem a casca - 1 dente de alho - 1 copo pequeno de azeite de oliva português - 2 colheres de sopa de vinagre - cerca de 200gr de miolo de pão amanhecido - sal, pimenta e outros temperos, a gosto
Modo de preparo:
Bater os tomates sem as sementes (para não deixar gosto amargo) e todos os demais ingredientes crus, no liquidificador Ajustar o gosto, com tempero e sal. Depois, levar à geladeira e deixar descansar algum tempo, antes de servir. Serve-se gelado, no início da refeição. Ou pode-se tomar a qualquer hora do dia, especialmente no verão.

               Experimentem. Tenho certeza de que gostarão.


                                    *) Armando Alexandre dos Santos é historiador, jornalista e diretor da Revista da
                                        Academia Piracicabana de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário