- 3 colheres de sopa de farelo de aveia
- 3 colheres de sopa de fibra de trigo
- 1 ovo (ou uma colher de sopa de linhaça triturada, hidratada por 2 minutos em 1/4 de xícara de água)
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (desnatado, de preferência)
- 1 pitadinha de sal
- 2 colheres de chá de fermento para bolo (químico)
- Escolha dois potinhos plásticos ou de vidro/cerâmica no formato desejado e unte com um tiquinho de nada de azeite/óleo (não precisa polvilhar, dá pra ver na foto que eu polvilhei porque fiquei com medo de grudar tudo, mas depois descobri que não precisa!)
- Misture todos os ingredientes com um fouet ou colher e divida a massa nos potinhos
- Leve para o microondas e asse por 2 minutos e 30 segundos na potência máxima (se ele não estiver totalmente assado, volte mais 30 segundos e vá ajustando ao tempo do seu microondas)
- Desenforme e recheie com o que quiser (rende dois pães)
Importante:
Na primeira vez que assei, ele virou uma pedra, pois a receita pedia que ficasse 5 minutos no microondas, por isso é importante considerar a primeira tentativa como um teste, depois você já vai saber o tempo correto pra você. Quem não tem microondas pode assar no forno convencional, só não sei dizer em quanto tempo ele fica pronto, então o ideal seria triplicar a receita, assar em uma forma maior e ir comendo em fatias ao longo da semana.
O farelo de aveia e a fibra de trigo são vendidos em casas de produtos naturais (eu comprei noMundo Verde). Trouxe 1/2kg de cada e gastei menos de R$ 5,00, quase o preço de um único pacote de pão integral no supermercado.
Para quem não come ovo: há como substituir o ovo na receita por linhaça. Basta colocar uma colher de sopa de farinha de linhaça em 1/4 de xícara de água e esperar dois minutinhos, que ela vira uma papinha grossa e aí é só acrescentar os demais ingredientes do pão. Mas a linhaça, pra ser adequadamente absorvida pelo organismo precisa de alguns cuidados: deve ser comprada em semente, triturada no liquidificador em casa e mantida na geladeira em pote hermeticamente fechado e escuro (nada de transparência) por no máximo uma semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário