Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Você também é culpado!



Ivana Maria França de Negri
           
            Você que está derramando lágrimas pelas queimadas na Amazônia, também tem culpa!
             Você que está morrendo de pena dos animais incendiados nas florestas, também é culpado!
             Você que fica dizendo impropérios contra políticos, partidos e governo, é culpado também! Isso acontece há décadas e nunca ninguém fez nada.
            E por que você tem culpa? Porque não faz a sua parte!
            Você que vai às lojas e supermercados e se entope de sacolinhas plásticas, que não olha rótulos dos produtos para ver se são biodegradáveis e não testam em animais, você que desperdiça água, energia elétrica, que não recicla seu próprio lixo, que não reutiliza embalagens, que joga óleo usado na pia, você é muito culpado por tudo o que acontece com o planeta!
            Você que se empanturra de carne, sabia que os maiores destruidores das florestas não são os madeireiros e sim os pecuaristas? Milhares de quilômetros de mata virgem são destruídos para virar pasto. Segundo dados da FAO, 80% vira pasto. Florestas inteiras viram pastos. Outro tanto de terras desmatadas é utilizado para plantio de soja e milho para alimentar esse contingente imenso de cabeças de gado.                      
            Diminua o consumo de carne. É bom para a saúde do planeta, para a sua saúde e para os pobres animais explorados e supliciados nessa indústria desumana. A carne alimenta só a parte rica do planeta. Os miseráveis não passariam fome se os grãos que alimentam o gado fossem distribuídos para eles.
            Veja como o consumo de carne é insustentável e só vai piorar com o aumento da população mundial.           
            O Brasil se gaba de ser o maior exportador de carne do mundo! E sabem a que preço? Nossas florestas derrubadas e nossos mananciais aquíferos sendo exauridos. Um preço alto demais! Somos o pasto do mundo!
            Abram os olhos!
            Essas ONGs estrangeiras não são “boazinhas”. Elas não dão dinheiro porque querem nos ajudar... Querem é se apossar do que é nosso! De nossas riquezas minerais e aquíferas! Querem nossa terra, nossa fauna e nossa flora!
            Acordem!
            Não adianta nada ficar postando lágrimas nas redes sociais e não fazer a sua parte!
            Pense em como quer deixar o planeta para seus filhos e netos.
            Pare, pense, aja...
             

O Universo, a Terra e eu




Carmen Pilotto

Salmos 77:6: De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito esquadrinhou.

“Notícia Portal G1 de 29/07/2019: Sobrecarga da Terra 2019: Planeta atinge esgotamento de recursos naturais mais cedo em toda a série histórica”

Aonde chegamos? No vermelho dos recursos naturais. A sensação é de coautoria dessa triste notícia, a não ser que você seja um ser extremamente egoísta e alienado.  Tentamos, em tempos recentes, mudar alguns padrões, mas tudo acontece muito lentamente para que surta algum efeito. O quanto contribuímos enquanto agentes transformadores de leitores que necessitam acordar para o perigo a nossa sobrevivência? Quase nada...
Precisamos nos atentar que a finitude do Planeta está gritando por práticas mais efetivas. Há atitudes simples que podemos adotar e certamente contribuiremos para que o processo de desgaste seja de certa forma minimizado:
·         Não aos itens plásticos. Não é possível que você não acompanhe a grande deterioração dos Oceanos... Canudos, sacolas, garrafas PET deveriam ser abolidos em nossas rotinas. Quanto custa andar com uma sacola em seu carro?  Observe o que você compra ou consome, de que material é feito? Até cotonetes na atualidade apresentam opções não poluentes. Reflita, procure, sua economia ou posicionamento comodista podem causar o comprometimento das futuras gerações....
·         Equilíbrio no consumo de carne e alimentos processados. Há movimentos intermediários como a “Segunda sem carne” que trazem comprovação de eficácia em números. O Brasil, especialmente, é um país rico em grãos, verduras e hortaliças, o que certamente pode oferecer um cardápio variado e saudável.
·         Redução do consumo de produtos. Você precisa comprar tanto? Não consegue estimular sua habilidade criativa em reciclar, reutilizar e customizar o que já possui? Tudo que é manufaturado demanda consumo de energia. Tente ao menos fazer um exercício. Uma amiga recordou-nos uma grande sabedoria, no momento da aquisição questione a si mesmo: Eu preciso disso? Posso viver sem? É realmente necessário? O consumo consciente pode trazer inúmeros benefícios e fará de seu universo doméstico um local muito mais aprazível e sustentável.
Há inúmeras outras situações em nossa rotina para as quais podemos refletir e tomar posicionamentos mais racionais e pertinentes. Somos seres inteligentes e podemos ponderar sobre nossas falhas e reprogramar comportamentos. A partir do momento que um grupo expressivo assumir posições firmes de visão de sustentabilidade e cidadania, diante da premência da escassez de nossos recursos, outros se espelharão e certamente adotarão também medidas similares. As replicações de ações devem ser iniciadas pelos formadores de opiniões, porque se isso não acontecer estaremos traçando o destino fatídico de um planeta a ser extinto no Universo...