Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Animais da Disney e a realidade

Desenhos da Disney e a cruel realidade


Toda criança já assistiu algum desenho da Disney em sua vida e quem não gosta dos personagens animais dos desenhos, como o Rei Leão, Bambi, Dumbo e ursinho Puff. Apesar de amarmos os animais, muitas pessoas não se dão conta de que apóiam a tortura e o assassinato destes animais todos os dias através de seus hábitos de consumo.
Alimentar-se de animais, usar sua pele, se divertir com seu sofrimento em circos, zoológicos e aquários e ficar em cima do muro ou não se importar com políticas anti-ecológicas são alguns dos hábitos que destroem todos estes animais. Para sensibilizar as pessoas, o artista nova-iorquino Jeff Hong criou uma série de montagens de desenhos da Disney, confrontando-os com a realidade desta sociedade. E fica a pergunta: se você os ama tanto nos desenhos, por que os explora na vida real?
Rémy de Ratatouille é drogado e torturado no laboratório
img_rat
101 dálmatas em uma fábrica de filhotes (não compre, adote!)
img_dalmatas
Ursinho Puff sem casa (depois que o gado foi colocado na floresta)

img_puff
Kiara do Rei Leão é sequestrada e vai parar em um zoológico

img_rei
Bambi vira troféu de caça
img_bambi
Chicken Little descobre que seus irmãos são assassinatos e comidos

img_kfc
Dumbo sendo chicoteado no circo (para aprender um truque “divertido”)

img_dumbo
Ariel e o petróleo
img_sereia

sábado, 26 de dezembro de 2015

Até quando existirão matadouros e frigoríficos na Terra?


O Espiritismo e os movimentos sociais pelos animais - Vegetarianismo e Veganismo - A resposta dos Espíritos sobre alimentação com carnes a Allan Kardec - A evolução da Ciência da Nutrição - Os esclarecimentos de diversos benfeitores espirituais, pelo médium Chico Xavier, sobre alimentação sem crueldade
A cada dia que passa, recebemos mais notícias a respeito de movimentos em defesa dos animais. Muitos, inclusive, contrários ao antigo hábito da humanidade de fazer uso deles na alimentação, como o Vegetarianismo, e também às demais formas de sua utilização por nós, como o Veganismo.
O Vegetarianismo é uma prática alimentar que faz uso, exclusivamente, de alimentos de origem vegetal, sem incluir os de origem animal. Algumas definições mais abrangentes dessa prática consideram vegetariano, também, aquele que consome produtos de origem animal, porém que não envolvam diretamente a morte de nenhum ser, como o ovo e o leite, por exemplo.
O Veganismo é uma ideologia cuja base é a convicção de que os animais - por serem dotados de consciência e sensibilidade, como os humanos - têm direitos fundamentais e que, devido a isso, nenhum deles deve ser vítima de exploração/assassinato por parte da humanidade. Baseado nesse modo de pensar, o vegano evita produtos e atividades em que os animais são explorados/mortos. Sendo assim, adota como regime alimentar o Vegetarianismo estrito (sem nada que venha de animais, nem mesmo leite e ovos), não usa roupas de origem animal, se abstém de produtos que foram testados em animais - no limite de suas possibilidades - e também boicota circos com animais, rodeios, zoológicos, etc.
O crescimento desses movimentos sociais nos leva às seguintes curiosidades: o que nos ensina o Espiritismo a respeito de como devemos nos relacionar com os animais? É correto nos alimentarmos deles?
Para respondermos a essas perguntas, vamos começar pelas primeiras orientações dos Espíritos sobre esse tema, seguindo uma ordem cronológica, que - veremos - será importante para compreendê-las adequadamente:
Em 1857, "O Livro dos Espíritos" dizia, na questão 723, que "a carne nutre a carne, do contrário o homem perece" e, na 734, que "o homem tem direito de destruição sobre os animais, porém limitado e regulado pela necessidade de prover à sua alimentação e segurança".
Na questão 888 do mesmo livro, recebemos a seguinte recomendação: "sede dóceis e benevolentes para com todos (...), assim como em relação aos seres mais ínfimos da Criação, e tereis obedecido à Lei de Deus". Na 963, nos é comunicado: "Deus se ocupa de todos os seres que criou, por menores que sejam; nada é demasiado pequeno para a sua bondade".
Percebemos, assim, já pelos ensinamentos do "Livro dos Espíritos" (1857), que devemos ser afáveis e bondosos com os animais, e fazer uso deles como alimento apenas quando realmente necessário.
Mas, desde a publicação deste livro, a Ciência da Nutrição evoluiu muito e, como Allan Kardec havia esclarecido que "o Espiritismo é uma revelação progressiva, que assimila as descobertas da Ciência" ("A Gênese", cap. I, ítem 55), além de ter deixado claro que por "a questão dos animais tocar em preconceitos há muito enraizados, teria sido imprudente que os Espíritos - no início do Espiritismo - a chocassem de frente" ('Revista Espírita', setembro de 1865, artigo: "Alucinação nos Animais nos Sintomas da Raiva"), o conteúdo das mensagens espirituais sobre esse assunto foi se desenvolvendo, de acordo com a capacidade da humanidade de recebê-lo, acompanhem:
O benfeitor Emmanuel, mentor espiritual de Chico Xavier, nos diz em 1938: "Os animais têm a sua linguagem, os seus afetos, a sua inteligência rudimentar, com atributos inumeráveis. São eles os irmãos mais próximos do homem, merecendo, por isso, a sua proteção e amparo." (...) "Recebei como obrigação sagrada o dever de amparar os animais. (...) Estendei até eles a vossa concepção de solidariedade e o vosso coração compreenderá, mais profundamente, os grandes segredos da evolução, entendendo os maravilhosos e doces mistérios da vida." (Livro "Emmanuel", psicografia de Chico Xavier, cap. XVII: "Sobre os animais").
Emmanuel, ainda, quando questionado se é um erro nos alimentarmos com a carne dos animais, responde, em 1941: "É um erro de enormes conseqüências. (...) É de lastimar semelhante situação, mesmo porque, se o estado de materialidade da criatura exige a cooperação de determinadas vitaminas, esses valores nutritivos podem ser encontrados nos produtos de origem vegetal, sem a necessidade absoluta de matadouros e frigoríficos." (Livro "O Consolador", psicografia de Chico Xavier, resposta à pergunta 129).
Aniceto, instrutor de André Luiz, orienta-nos contra a matança de animais, em 1944: "Cooperemos no despertar dos homens, nossos irmãos, relativamente ao nosso débito para com a Natureza maternal. (...) Ajudemo-los a compreender, para que se organize uma era nova. Auxiliemo-los a amar a terra, antes de explorá-la no sentido inferior; a valer-se da cooperação dos animais, sem os recursos do extermínio! Nessa época, o matadouro será convertido em local de cooperação..." (Livro "Os Mensageiros", psicografia de Chico Xavier, cap. 42: "Evangelho no Ambiente Rural").
Outro instrutor de André Luiz que nos adverte quanto ao equívoco de nos alimentarmos de animais é Alexandre. Ele, em 1945, chama a atenção para nossa capacidade de encontrar nutrientes para nossos corpos sem recorrer às "indústrias da morte", vejam: "A pretexto de buscar recursos proteicos, exterminávamos frangos e carneiros, leitões e cabritos incontáveis. (...) Encarecíamos, com toda a responsabilidade da Ciência, a necessidade de proteínas e gorduras diversas, mas esquecíamos de que a nossa inteligência, tão fértil na descoberta de comodidade e conforto, teria recursos de encontrar novos elementos e meios de incentivar os suprimentos proteicos ao organismo, sem recorrer às indústrias da morte." (...) "Tempos virão, para a humanidade terrestre, em que o estábulo, como o lar, será também sagrado."
Continuando com suas sábias palavras, Alexandre nos mostra a incoerência de rogarmos proteção aos superiores benevolentes e, ao mesmo tempo, permanecermos infringindo a lei divina de auxílios mútuos em relação aos animais: "Se não protegemos, nem educamos, aqueles que o Pai nos confiou, como gérmens frágeis de racionalidade nos pesados vasos do instinto; se abusamos largamente de sua incapacidade de defesa e conservação, como exigir o amparo de superiores benevolentes e sábios, cujas instruções mais simples são para nós difíceis de suportar, pela nossa lastimável condição de infratores da lei de auxílios mútuos?" (...) "Devemos prosseguir no trabalho educativo, acordando os companheiros encarnados, mais experientes e esclarecidos." (...) "Sem amor para com nossos inferiores, não podemos aguardar a proteção dos superiores." (Livro "Missionários da Luz", psicografia de Chico Xavier, cap. 4: "Vampirismo").
Podemos encontrar ainda, entre as obras psicografadas por Chico Xavier, este alerta, em 1958, do Espírito Humberto de Campos (o Irmão X): "Os homens que se julgam distantes da harmonia orgânica sem o sacrifício de animais, são defrontados por gênios invisíveis que se acreditam incapazes de viver sem o concurso deles. (...) Quem devora os animais, incorporando-lhes as propriedades ao patrimônio orgânico, deve ser apetitosa presa dos seres que se animalizam. Os semelhantes procuram os semelhantes. Esta é a Lei." (Livro "Contos e Apólogos", psicografia de Chico Xavier, cap. 15: "O Enigma da Obsessão").
Neste trecho de outra obra, Humberto de Campos também nos estimula à renovação dos hábitos alimentares, em 1967: "Comece a renovação de seus costumes pelo prato de cada dia. Diminua, gradativamente, a volúpia de comer a carne dos animais. O cemitério na barriga é um tormento depois da grande transição. O lombo de porco ou o bife de vitela, temperados com sal e pimenta, não nos situam muito longe dos nossos antepassados, os tamoios e os caiapós, que se devoravam uns aos outros." (Livro "Cartas e Crônicas", psicografia de Chico Xavier, cap. 4: "Treino para a Morte").
Hoje, a Ciência já constatou que os nutrientes contidos nas carnes, e mesmo no leite ou em ovos, podem ser substituídos pelos de origem vegetal. Esta é a declaração, sobre o tema, da principal organização científica mundial especializada em Nutrição - a Academy of Nutrition and Dietetics: "Dietas vegetarianas apropriadamente planejadas - incluindo dietas vegetarianas estritas ou veganas - são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem prover benefícios à saúde, na prevenção e tratamento de certas doenças. São apropriadas para indivíduos durante todos os estágios da vida, incluindo gravidez, lactação, infância e adolescência, e para atletas."
Diante destas tão claras manifestações de nobres espíritos, por meio da confiável mediunidade de Chico Xavier, e da evolução da Ciência da Nutrição, cabe o questionamento: por que nós não iniciamos essa nova era a que se referem os mentores? Não é hora de modificarmos nossos hábitos diários para que deixemos de causar sofrimentos desnecessários aos nossos irmãos animais?
As informações sobre como substituir os alimentos vindos de animais pelos de origem vegetal já estão disponíveis para todos, seja em livros, revistas especializadas, internet ou com nutricionistas e nutrólogos atualizados. Compete a cada um de nós assumirmos a responsabilidade que temos perante nossos irmãos de outras espécies, nos informarmos e modificarmos essas práticas que já não condizem com os conhecimentos adquiridos. Só assim os matadouros e frigoríficos poderão se tornar "página virada" na história da humanidade.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Israel fecha um grande matadouro, após exposição de maus-tratos aos animais ali confinados


O ministro da agricultura ordenou o fechamento do matadouro Dabbah, por prazo indeterminado, por expor os animais aos maus-tratos, atos de crueldade praticados contra os animais que ali estavam.O gado é enviado desde Australia a Israel, onde é sacrificado de acordo com a lei judia. Um vídeo emitido no  Canal 2 de Israel no domingo mostrou alguns  empregados de Dabbah, espancando violentamente  os bezerros com pedaços de pau, dando-lhes choques elétricos antes de serem assassinados. Os trabalhadores também arrastavam covardemente os bezerros por suas caudas, levando-os até o local onde finalmente eram assassinados. 

Fonte:Direito dos Animais 

sábado, 5 de dezembro de 2015

Cada um desperta no seu tempo


O processo do despertar da consciência eventualmente passa por momentos desagradáveis, descobertas espantosas, desapegos etc.

Durante muito tempo critiquei pessoas que matavam animais e os deixavam junto com outras coisas nas encruzilhadas; eu passava longe e tinha muito medo das energias de morte ali presentes.

Até que mais uma vez a LUZ focou minha ignorância e vi que era mais cruel que eles; não só matava, mas também comia-os diariamente, sua carne, entranhas, sangue, pele e adorava até seu couro!! Enquanto só focava o prazer pessoal, não percebia a presença daquelas mesmas energias.

O despertar e transição é dificílimo; nosso sistema está montado a evitar incidência de luz e questionamentos a respeito disto e levamos a vida a ignorar e apoiar, por omissão, a matança. Lucros e Poder: eles mandam.

Cada um desperta no seu tempo.

_/\_
PAZ
.
 — em Planeta Terra.