Sou vegetariana por amor aos animais

Sou vegetariana por amor aos animais
COLHER OU MATAR, a escolha é sua

"Se os matadouros tivessem paredes de vidro
todos seriam vegetarianos."

(Paul e Linda Mc Cartney)



Seguidores

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Peixe não é carne???

Uma coisa que me intriga muito na Semana Santa é o fato das pessoas dizerem que fazem jejum não comendo carne. Na sexta-feira então, é "pecado mortal" comer carne.
Mas todos vão, sem culpas, comprar peixes, fazem bacalhoada e abrem latas de atum ou sardinha.
Será que pensam que peixe é um legume? Ou pensam que é uma fruta? Ou seria um cereal?
Francamente...Desisto de compreender o ser humano.
Peixe é carne, sim!

4 comentários:

  1. Atualmente a Igreja Católica evita as palavras obrigação e proibição. Ela apenas aconselha a abstinência de carne vermelha como gesto de conversão. O jejum é uma tradição que surgiu na Idade Antiga e se consolidou na Idade Média, época em que pessoas humildes raramente provavam carne. Na época, o povo vivia em terras alheias e a carne vermelha era consumida só em banquetes, nas cortes e nas residências dos nobres. Ela tornou-se, então, símbolo da gula, associado ao pecado. Dessa forma, a Igreja orientava os fiéis a comerem carne à vontade antes da quaresma – o que deu origem aos banquetes chamados “carnevale” e ao nosso carnaval – e depois se absterem de carne, durante os 40 dias que antecediam a Páscoa. O peixe não chegou a entrar na lista da abstinência porque sua presença era irrelevante nos banquetes medievais.

    Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa. Pessoas enfermas, idosas e crianças são isentas dessa orientação.

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade... não devemos comer peixe também, pois É CARNE

    ResponderExcluir
  3. o comentário sobre a igreja católica, estar muito ultrapassado meu irmão .. para de viver no passado ... certo gostei que você estar bem informado sobre como surgiu o jejum

    ResponderExcluir
  4. A bíblia diz: 1samuel 15.22 parte b,Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar; E o atender melhor do que a gordura de carneiros

    ResponderExcluir